top of page

Quais as diferenças entre Conto, Novela e Romance?

Atualizado: 9 de fev. de 2022

Atenção escritores, entenda as diferenças, estruture sua narrativa de formais profissional e entregue aos seus leitores o melhor de suas histórias









Quer entender as diferenças entre os tipos de textos? Quer saber dicas para nunca mais errar? Busca saber como nunca mais se confundir?


No post de hoje iremos esclarecer todas as suas dúvidas, com informações sobre as principais diferenças entre os tipos textuais e as especificações deles, para facilitar nas suas próximas leituras ou produções textuais.


Conto:

O conto é uma narrativa mais curta, e em geral apresenta um número menor de personagens em relação às outras narrativas. As ações ocorrem em um curto espaço de tempo e de modo geral, apresenta uma única história.

Dentro desse estilo literário também pode haver subdivisões, que desafiam a realidade, como os contos fantásticos e os contos de fada.

De modo objetivo, as características dos contos são as seguintes:

● Poucos personagens;

● Espaço e tempo reduzidos;

● Uma única história.


Novela

A novela, como o conto, gira em torno de uma única história, mas que podem ser vistas como várias mini-histórias que em algum momento vão se encontrar. Conforme isso, a novela é mais longa que um conto e mais curta que um romance.

A novela, diferentemente do conto, é contada em ordem cronológica, sempre com horas de relógio e datas do calendário. Ela também possui diversos espaços e um número maior de personagens, pois são mais ações acontecendo em uma mesma história.

Portanto, as novelas têm o seguinte formato:

● Mais personagens;

● Diversos espaços;

● Maior duração em relação ao conto;

● Ordem cronológica.


Romance

Uma das principais características que você deve saber é que nem todo romance é uma linda história de amor. O romance é o que tem maior duração e número de páginas, ele é mais extenso que a novela e maior que o conto.

Por isso, ao contrário das outras narrativas, o romance possui um número maior de histórias. Portanto, o romance tem mais personagens, lugares e tempos definidos, apesar do tempo muitas vezes ser subjetivo.


Então, o romance tem as seguintes característica gerais:

● Maior duração;

● Maior número de personagens;

● Tempo e espaço definidos.


Deu para entender? Algumas diferenças são sutis, mas o entendimento é super necessário.


E você quer está escrevendo um romance, um conto ou uma novela?


Boa sorte!

157 visualizações0 comentário
bottom of page