top of page

O que é e como fazer o outline para escrever um livro?

Veja neste artigo, o conceito de outline, as técnicas utilizadas para planejar o seu texto.







Outline é o início de um processo de organização para escrita. É o planejamento da sua história, personagens e lugares que precisam estar organizados para que faça sentido.

Reúne todas as ideias e pensamentos de um escritor. Você pode começar a elaborá-lo, dividindo as suas anotações por listas ou categorias, organizando de forma que se encaixem e conversem entre si.


Leia também:

Como desenvolver um Outline?

É o princípio da escrita, onde você pode organizá-la utilizando técnicas. Esse esboço pode ser feito através de: técnica dos três atos, mapa mental, notas adesivas e cartões


● Técnica de três atos

É uma das formas mais conhecidas, basta saber o ponto de partida, e ir trabalhando os acontecimentos, os personagens, o cenário. Veja abaixo como é dividido:

✔ Ato 01: O começo de onde parte toda a história.

✔ Ato 02: O desenvolvimento, neste ponto ficam as reviravoltas, os problemas e desafios enfrentados pelo personagem.

✔ Ato 03: É onde ocorre a resolução, determina o final da história.


● Mapa Mental


Trata-se de um diagrama sistematizado que auxilia na organização das ideias. Não é o método mais simples, mas é indicado para escritores que têm avalanches de ideias. Para fazer, escolha um ponto de partida: personagem, tema cena da história e escreva no centro de uma página, e a partir daí faça linhas que saem deste centro para demarcar pontos importantes e novos acontecimentos da história. Como uma relação de causa e consequência.



● As fichas


Na mesma ideia do mapa mental, você pode aplicar utilizando fichas pautadas. Algumas pessoas usam as notas adesivas também. Tem como vantagem ser mais fácil de mudar de lugar sem precisar refazer a escrita. Ou seja, decidiu que uma cena ou acontecimento vai acontecer mais no final. Só mudar a ficha de posição.

É o melhor método para histórias com plots, subplots e narrativas paralelas.


Enfim, neste artigo, você conheceu sobre o termo outline, os tipos de ferramentas utilizadas durante a sua produção de texto.

426 visualizações0 comentário
bottom of page