top of page

Como usar o método pomodoro para escrever meu livro?

Neste artigo, você irá aprender a usar a Técnica Pomodoro e ter uma escrita mais produtiva.



O que é o método Pomodoro?

Criada em 1980, o método surgiu com a necessidade de melhorar o gerenciamento do estudo e evitar a procrastinação. O método utiliza tempos alternados, entre a execução de uma atividade e o descanso.


Essa técnica tem como vantagem ajudar nos bloqueios criativos e na revisão de textos, além de incentivar a disciplina.


Como funciona o método Pomodoro?

Cada Pomodoro é dividido em quatro Pomodoris, da seguinte forma: 25 minutos focados e 5 minutos de descanso. Apresenta um ciclo total de 4 tarefas e 3 descansos.


Não abra mão das pausas. As pausas são importantes para que a sua mente descanse e tenha mais disposição na continuidade da tarefa, evitando a procrastinação.


Como aplicar o método pomodoro?

Antes de iniciar o método, confira as dicas para ter bons resultado:


● Evite distrações. No começo parece um processo muito difícil, no entanto continue tentando e não desista. Sabe qual sua maior perdição? A internet. Se vai escrever, sugiro desconectar da web.

● Faça um planejamento do projeto. Organize-se para escrever, revisar e ler o texto para encontrar os erros. Isso é claro você só vai fazer ao final do tempo que destinou à escrita.

● Organize o local onde irá realizar a tarefa. Tire do lugar qualquer distração como celular, televisão, entre outros. Um ambiente organizado também traz mais confortos durante a realização do trabalho.

● Marque o tempo da tarefa. Você pode utilizar um app para celular ou utilizar o timer do celular.

● Respeite as pausas. Descanse a mente para retomar o ritmo. Para isso: levante, beba água, faça caminhe, brinque com o gato. Ou seja, o descanso não pode ser na frente do computador.

● Após o descanso, retorne às atividades de onde parou com muito foco na escrita


Ao final, avalie como foi o desempenho da tarefa. Veja quantas palavras ou páginas foram escritas, a qualidade do que foi escrita


Agora que você conheceu sobre essa técnica de organização e produção escrita e como ela funciona, veja mais sobre como escrever textos de forma mais produtiva, clicando aqui.



34 visualizações0 comentário
bottom of page